segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O que é mesmo TrendWatching?

Fiquei curiosa e vim pesquisar o que é isso...

TrendWatching é uma empresa holandesa que tem “olheiros” (isso mesmo, como aqueles que ficam por aí caçando possíveis modelos e nos testes de clubes de futebol caçando possíveis jogadores), chamados “observadores de tendências”, que ficam espalhados no mundo inteiro (Estados Unidos, Canadá, União Européia, Japão, Coréia do Sul, Índia, África do Sul, Austrália, Brasil e mais outros cinquenta países), fazendo isso mesmo que o nome da profissão deles fala que eles fazem: observando tendências.
A fonte de informação dessas pessoas são os próprios consumidores. Li que qualquer um de nós que tiver uma idéia super hiper mega ultra master blaster interesting pode enviar um email a esses quase 8.000 cidadãos e se eles acharem tal idéia interesante, inserem em seus relatórios, que são inseridos no banco de dados da TrendWatching, e quem sabe isso pode vir a ser uma tendência ou contribuir para alguma. Depois, essas tendências, que foram colhidas no mundo inteiro, são vendidas a grandes empresas, tipo a Nokia, para que elas tracem suas estratégias de marketing.
O que não sei muito bem é se esses olheiros, os “spotters”, ganham algum dinheiro para trabalharem nisso (se é mesmo uma profissão, como citei lá em cima), ou se é um trabalho voluntário... Pelo que entendi, o serviço se encaixa na segunda opção, pois qualquer pessoa pode se inscrever para ser um “spotter”.
Ainda é possível se cadastrar para receber uma newsletter gratuita ou entrar no site que disponibiliza um briefing com as tais tendências.
Diz que esse negócio é indicado para uma série de profissionais mas, achei bem interessante mesmo para os profissionais de marketing, design e publicidade, bem nessa ordem de importância mesmo.
O mais recente briefing diz também alguma coisa à respeito do termo “eco-iconic”, que é uma evolução do termo “eco-chic”, que por sua vez é uma evolução do “eco-ugly” (Explicando... Antigamente, o que era “Eco” era considerado feio, por isso “Eco-ugly”. Depois, o “Eco-ugly” foi repaginado, virando ”Eco-chic” e agora foi substituído pelo “Eco-iconic”, que deixou de ser só chique para ser algo como um objeto de devoção).
O Honda FCX Clarity é o que pode ser chamado de Eco-Iconic.



Site oficial: TrendWatching.com, Consumer trends and insights from around the world.

Um comentário:

Fabão disse...

Ual, achava que "master blaster" era uma gíria minha... heuehueheeuhe

eita inconsciente coletivo...

bjos